Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dilma quer barrar divulgação de pesquisa encomendada por Indio da Costa

A coligação da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, protocolou na noite dessa terça-feira, 26, uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo que seja impedida a divulgação de pesquisa eleitoral realizada a pedido do candidato a vice na chapa do PSDB, Indio da Costa (DEM).

No pedido de liminar, a coligação cita matérias jornalísticas para apontar a existência de “muitos indícios que evidenciam manobra oportunista na divulgação dos resultados da pesquisa". O texto da ação afirma também que o teor da medição "foi conhecido antes mesmo de ser encerrado o período de apuração [do levantamento]”.

Segundo a coligação, a imprensa noticiou na segunda-feira que Indio da Costa declarou que essas pesquisas indicam empate técnico entre os candidatos à Presidência e que ele contratou o instituto GPP Planejamento e Pesquisas Ltda para realizar um levantamento eleitoral entre sábado (23) e segunda (25), ouvindo 4.047 pessoas.

Para a coligação que apoia a candidata Dilma Rousseff, o candidato a vice dos tucanos “é pessoa com interesse direto no pleito" e revelou à imprensa que já teria conhecimento do resultado da pesquisa eleitoral "bem antes de encerrado o período de campo previsto [para a realização da pesquisa]”.

Além disso, a campanha do PT cita que, segundo a imprensa, o GPP é um instituto ligado ao ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM), partido que integra a coligação que apoia José Serra (PSDB).

“Deve ser obstada a divulgação de resultados de pesquisa de instituto com as reconhecidas ligações relatadas, quanto mais quando estes já anunciam saber o resultado bem antes de encerrado o período previsto para as entrevistas de campo”, afirma a coligação no pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário