Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pio X na Assembléia Legislativa e outros assuntos no Giro Pelo Estado de hoje

Pio X e a dança das cadeiras

Em política, a prática da futurologia é tão precisa quanto a solidez de um risco n'água, mas analisando o quadro de suplentes de deputado deixado pela eleição 2010 no Alto Oeste é possível afirmar que pelo menos um nome mantém chances sólidas de ascender à função no decorrer dos próximos anos. Após conquistar posição de destaque no decorrer da última eleição, o ex-prefeito de Luís Gomes Pio X Fernandes poderá garantir assento na Assembleia Legislativa do Estado a partir de uma fórmula viável e que deve se consolidar no decorrer dos próximos dois anos. Pio X é segundo-suplente e poderá ser beneficiado com duas modificações de cenário que se encontram em pleno andamento. A deputada Márcia Maia está cotada para assumir vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou ainda assumir um cargo no Governo Dilma, caso a vitória seja alcançada no próximo domingo. Esta ascensão garantirá vaga para Lauro Maia, primeiro-suplente da coligação. A abertura da segunda vaga está ligada a uma outra articulação. Pré-candidata a prefeita de Mossoró com ampla chance de vitória, a deputada Larissa Rosado poderá se afastar do parlamento para assumir o Executivo mossoroense. A partir desta realidade, Pio X teria dois anos de mandato.

Fatos:
É óbvio que para consolidar esta realidade será necessário o desencadeamento de uma série de fatos de grande proporção. A situação de Larissa hoje é extremamente tranquila, mas é preciso esperar o período eleitoral para se ter uma ideia mais precisa. Mesmo assim, as chances de ascensão de Pio são claras.

Posição:
Um detalhe importante com relação a este cenário se volta para a posição que será adotada pelo suplente Pio X Fernandes. Pio, que tem um sobrinho no comando da cidade de Luís Gomes com primeiro mandato em andamento, também mantém a esposa como chefe do Executivo da cidade de Major Sales.

Dúvida:
A questão se volta para o destino que será dado à eleição de Major Sales em 2012. Pio era cogitado como possível candidato, mas aí surge a dúvida. Será que o prefeito colocará o comando do Executivo de Major Sales em risco diante da possibilidade de ascensão à Assembleia? Dúvida que deve se manter até meados de 2012.

Embate:
A rispidez das disputas políticas em Pau dos Ferros não deu trégua nem mesmo diante da fria campanha para presidente mantida em praticamente todo o RN. No campus avançado da Uern da cidade oestana, a polícia foi acionada para verificar uma denúncia e o tempo fechou.

Tenso:
O embate entre militantes políticos e a polícia foi parar na delegacia, e como forma de protestar, a associação de docentes da instituição, a Aduern, lançou nota de repúdio contra a ação que tratou como abusiva. Clima tenso na cidade de Pau dos Ferros.

Garantia:
Na reunião dos prefeitos com a bancada federal do RN, o deputado Henrique Alves garantiu que o Governo Lula repassará o ajuste dos diferenciais mantidos entre os anos de 2009/2008 no mês de novembro. 'Ajuda' que garantirá o encerramento do ano com os salários sem dia. Pelo menos é o que os prefeitos esperam.

Ausentes:
A reunião articulada pela Femurn acabou contando com ausências de peso. Ruim mesmo ficou para os líderes estaduais que deixaram o encontro de lado para fazer campanha eleitoral. De repente, os municípios potiguares foram deixados de lado por uma questão 'mais nobre'. Dureza.

Frei:
O primeiro santo brasileiro, Frei Galvão, ganhou uma capela que leva seu nome na segunda-feira,(25), na cidade de Santana do Matos. O ato foi marcado por missa solene que aconteceu na igreja matriz de Sant´Ana e foi celebrada pelo arcebispo emérito Dom Matias Patrício.

Presenças:
A senadora e governadora eleita Rosalba Ciarlini acompanhou a mobilização ao lado dos senadores José Agripino e Garibaldi Filho, que participaram da celebração. Os deputados estaduais Walter Alves e Ricardo Mota também estiveram presentes. Após a missa, Rosalba permaneceu na cidade, onde agradeceu sua vitória em praça pública.

Mistura:
E neste clima de comemoração e campanha Pró-Serra, o senador Garibaldi Filho meio que esqueceu que pelo menos no atual momento encontra-se em palanque distinto ao da governadora eleita. A mistura de palanques e apoios às vezes ganha um certo ar de faz de conta.

Agroturismo:
Conhecido nacionalmente pela força das águas termais, o Hotel Thermas, de Mossoró, começa a investir num novo segmento, como forma de atrair a atenção dos turistas. O resort tem investido no agroturismo e prepara a montagem da "Fazendinha do Thermas".

Projeto:
O projeto idealizado pelo gerente regional do resort, Washington Souza, tem como objetivo principal alegrar as crianças que visitam o Thermas. A área que acomodará o projeto está sendo preparada e a maioria dos animais já chegou.

Estrutura:
São quatro "minianimais", três cavalos e três pôneis. Além destes, o hotel pretende integrar ao espaço outros animais exóticos, inclusive algumas lhamas, um curioso mamífero da região andina da América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário