Pesquisar este blog

Cel. João Pessoa


Município no estado do Rio Grande do Norte - Brasil, localizado na microrregião da Serra de São Miguel. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2003 sua população era estimada em 4.696 habitantes. Área territorial de 117 km².
Na metade do século XVIII, numa área localizada entre as serras e a margem do rio São Gonçalo, chagavam posseiros do vizinho Estado do Ceará, através da Chapada do Apodi, dando início a formação do pequeno povoamento do Baixio Nazaré, no município de São Miguel, mais precisamente na Tromba do Elefante.
Baixio é o nome dado a vazante natural que fica entre os chamados aclives serranos, tem articulação climática que favorece boas plantações, apresenta terra rica em umidade devido as infiltrações das águas decorrentes do inverno, que ficam retidas pela estratégica posição da localidade. Talvez por causa destes fatores tenha surgido a vocação no Baixio de Nazaré para a produção agrícola e o interesse dos posseiros pela exploração da região.
O grande animador da região o Sr. João Pessoa de Albuquerque, natural de São Miguel, tornou-se líder do povoado. Destacou-se como agricultor e negociante, fez carreira na vida pública onde alcançou ampla popularidade. O título de Coronel da Guarda Municipal foi conferido como cortesia pelo seu destaque no povoado. De 1911 a 1913 João Pessoa foi Presidente da Intendência, deputado nas Constituintes de 1915 a 1926 e coordenou a defesa local contra a invasão da coluna revolucionária em 1926.
Através da Lei nº 3.005, de 19 de dezembro de 1963, Baixio de Nazaré desmembrou-se de São Miguel por força política do Dr. Nivaldo Moreno Pinheiro que posteriormente tornou-se o primeiro prefeito eleito dessa cidade e a tornou na categoria de município com o nome de Coronel João Pessoa. Em Coronel lançou demais políticos que tornaram-se prefeitos como o Sr. Antônio Emídio de Souza e outras lideranças, como José Severiano Figueiredo Maia, populamente conhecido como "Bebel", filho do ex-deputado Dr. Severiano.