Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TREs realizam eleições simuladas no próximo sábado, dia 21

No Rio Grande do Norte, simulação ocorrerá nos municípios de Alexandria e Nisia Floresta.

Por sugestão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no próximo sábado (21), tribunais regionais eleitorais (TREs) de todo o País realizarão eleições simuladas para testar todos os sistemas e programas que serão utilizados no pleito de outubro. Os testes acontecerão nas sedes dos tribunais, nos cartórios e nas zonas eleitorais.

A ideia é fazer um ensaio de todas as etapas que envolvem a eleição, desde o cadastro eleitoral, passando pelo ato de votar, até a totalização dos resultados, para comprovar a eficiência do processo, certificando que o pleito nacional de outubro será um sucesso.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, o evento tem grande importância para a Justiça Eleitoral e para a população. “Conseguimos exercitar a realidade das eleições, respeitando as peculiaridades de cada localidade”, ressalta.

Eleição simulada em Nisia Floresta e Alexandria

Nas eleições deste ano, eleitores de 60 municípios de 23 estados brasileiros já votarão em urnas eletrônicas com leitor biométrico, isto é, que possibilitam a votação por meio da leitura das impressões digitais. Dezenove destes 23 estados realizarão as eleições simuladas do dia 21 com a nova urna.

No Rio Grande do Norte, o evento acontecerá em Alexandria e Nísia Floresta. No Acre, os testes acontecerão nas cidades de Assis Brasil e Bujari. Em Alagoas, oito dos 11 municípios cadastrados para votação por meio da biometria participarão das eleições simuladas: Jamarataia, Maribondo, Barra de Santo Antônio, Rio Largo, Igaci, Poço das Trincheiras, Coité do Nóia, São Miguel dos Milagres e Chã Preta.

Na Bahia, o evento ocorrerá na cidade de Pojuca e, no Ceará, no município de Eusébio. A cidade de Hidrolândia representará Goiás nas eleições simuladas com biometria, e Viana e Castelo representarão o estado do Espírito Santo. Paço do Lumiar e Raposa serão os municípios do Maranhão que participarão do evento.

Quatro cidades de Minas Gerais realizarão eleições simuladas com a nova urna: São João Del Rei, Pará de Minas, Curvelo e Ponte Nova. No Pará, será a cidade de Capanema e, na Paraíba, o município de Pedras de Fogo. Já em Pernambuco, o evento acontecerá nas cidades de Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso e Tamandaré.

A representante do Paraná nos testes nas urnas com leitor biométrico será a cidade de Balsa Nova. Piracuruca e Piripiri farão o evento pelo estado do Piauí. No Rio de Janeiro, a eleição simulada ocorrerá na cidade de Armação dos Búzios e no Rio Grande do Sul, na cidade de Canoas.

Em Rondônia, a eleição simulada será realizada em uma das cidades pioneiras no cadastramento biométrico de eleitores: Colorado do Oeste. O mesmo acontecerá em Santa Catarina, já que o evento acontecerá no município de São João Batista, também pioneiro neste processo.

Em São Paulo, os eleitores da cidade de Nuporanga poderão testar a nova urna. E em Tocantins, todos os sete municípios cadastrados para votação pelo sistema biométrico farão o grande evento. São eles: Pedro Afonso, Alvorada, Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono, Talismã, Santa Maria do Tocantins e Figueirópolis.

O objetivo dos TREs é treinar os eleitores cadastrados a votarem no novo sistema que tem, entre outras novidades, a vantagem de não permitir que um eleitor vote por outro, garantindo ainda mais segurança e confiabilidade às eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário