Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Candidatos ao governo do RN usam rádio para críticas e apresentações

Os programas de Rosalba Ciarlini (DEM) e Iberê Ferreira (PSB) se confrontaram claramente com acusações.

No primeiro dia de propaganda eleitoral no rádio os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte usaram o tempo para se apresentar, criticar e destacar os apoios recebidos, principalmente, do presidente Lula. Os programas de Rosalba Ciarlini (DEM) e Iberê Ferreira (PSB) se confrontaram claramente, inclusive, com acusações.

O primeiro programa do horário eleitoral no rádio foi do candidato Roberto Ronconi, do Partido Trabalhista Cristão (PTC). Com pouco tempo, o programa apresentou apenas um jingle em que destaca “Ronconi é o nome, pode acreditar”.

Na sequência, foi a vez do candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Eduardo. A propaganda fez uma apresentação do currículo do candidato, destacando sua atuação como secretário de estado e, principalmente, os seis anos a frente da Prefeitura do Natal.

“Governei Natal e fui aprovado por quase 70% da população. Governar Natal me deu experiência e, agora, vou organizar o orçamento do Estado. Estou com Lula e isso me ajudou a trazer recursos para Natal e estou com Dilma para desenvolver nosso Estado”, falou Carlos Eduardo.

Logo após o pedetista, foi a vez da candidata do Democratas, Rosalba Ciarlini. Logo de cara, um jingle frisa que “o povo não quer mais esperar, quer mudança”. Parte do tempo foi usado para criticar a saúde, a educação e a “calamidade” na segurança.

“Quero ser governadora para fazer com que a saúde melhore, a educação seja de qualidade e a segurança faça com que as pessoas possam viver em paz. Fazer propaganda é muito mais fácil que trabalhar para realizar um bom governo. E esse governo que está no poder há sete anos é muito bom de fazer propaganda. Se eles tivessem feito metade das coisas que aparecem em propaganda estaríamos no paraíso”, disse Rosalba Ciarlini.

O horário eleitoral da candidata do DEM destacou também os apoios que ela recebe de Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino (DEM). O último, inclusive, fez uma participação. No fim, um jingle dizia: “Rosa, Gari e Jajá: o novo voto casado”.

Depois de Rosalba Ciarlini, entrou no ar o programa de Iberê Ferreira de Souza, candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB). No inicio, destacou que ele é o candidato do povo, o candidato de Lula e o candidato de Wilma. “A vida melhorou com Lula lá e Wilma aqui”, diz o jingle.

A propaganda destacou que “tem uma candidata [governo] que está há quatro anos no Senado votando contra Lula”. Os apresentadores questionaram se essa candidata já falou que o partido dela é contra o Bolsa-familia, assim como é o “maior inimigo de Lula e Dilma”. “Agora que lula está bem a senhora se faz de inocente. Ó minha flor, preste atenção”, disse o programa.

Os apresentadores falaram ainda: “está mais que claro que o candidato de Lula é Iberê e candidato do DEM é apoiado por Serra. Em todas as votações o DEM está contra Lula”.

Em seguida, Iberê se apresentou e disse: “quanto mais a gente faz, mais vê que ainda tem por fazer. Wilma trabalhou muito e tive o privilégio de estar com ela e o presidente Lula. Assim, arrumamos a casa e preparamos o caminho. Os problemas mais urgentes foram resolvidos e sabemos como avançar”.

O horário eleitoral teve na sequencia o candidato Bartô Moreira (PRTB). “Não vou apresentar projeto mirabolante. Minha ideia é fazer do RN um estado digno e com oportunidade”, discursou. Outro candidato que usou o pouco tempo para se apresentar foi Sandro Pimentel, do Psol. O programa mostrou o histórico do candidato. “Sandro é candidato trazendo projeto viável para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

O último dos candidatos ao governo na propaganda do rádio foi Camarada Leto, do Partido Comunista Brasileiro. “Muitos abandonaram o partido, mas estou aqui. Abaixo o império americano, o capitalismo. Viva o comunismo”, comentou durante o horário eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário