Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Reino Unido e o império dos farrapos

A notícia de ultrapassar o Reino Unido no ranking do PIB mundial é tida pela tigrada lulodilmista como vitória da dupla pós-2002.

Recomendável guardar os foguetes ou restringi-los ao réveillon na Base Naval de Aratu. A principal responsável pela ascensão econômica é a estabilidade, herdada de Itamar Franco – o mérito dos sucessores está na manutenção. Os demais ingredientes têm muito pouco ou quase nada a ver com o governo.

De Aratu, onde passa as férias de verão com a família, a presidente viu seu ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmar que em 20 anos o padrão de vida aqui se igualará ao do Velho Mundo.

Poder projetar as próximas décadas é um dos resultados do equilíbrio financeiro, mas o ministro deixou em aberto um axioma: o Brasil vai ter nível de Europa porque continuará crescendo ou porque a Europa continuará caindo?http://www.blogger.com/img/blank.gif

Se não investir seriamente em Educação, infraestrutura, ciência e tecnologia, o Brasil corre o risco de descer a ladeira e chegar aos anos 40 deste século pior que em meados do século anterior.

Deixar para trás Itália e Espanha, como agora superou Inglaterra e quejandos, nada significa internamente. O Brasil sai do terceiro mundo, mas o terceiro-mundismo não sai do Brasil.

Talvez logo chegue ao 5º lugar, mas se insistir no populismo o declínio parece tão assegurado quanto a escalada. A turma do “nunca na história” mantém a dependência de commodities, como sempre na história.

Leia a íntegra em Reino Unido e o império dos farrapos

Nenhum comentário:

Postar um comentário