Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

OBAMA: Outdoor nas Ruas de Salvador


Mesmo tendo passado a quilômetros de distância da Bahia durante visita no último fim de semana ao Brasil , o presidente Barack Obama recebeu uma homenagem nas ruas de Salvador. A ONG Instituto Maria Preta, em parceria com agência de publicidade Maria, espalhou pela capital baiana cinco outdoors com a foto de Obama e a frase “Digaí negão” (Sic). A saudação “Welcome president Barack Obama” completa o painel.

A agência de publicidade não informou o gasto com os outdoors. Mas chega a R$ 2 mil o preço de mercado para expor por até duas semanas cada painel deste tipo nas ruas de Salvador. Os outdoors com a foto de Obama podem ser visto desde a última quinta-feira.

O diretor da agência, João Silva, afirma que a ideia para homenagear o presidente americano “veio rápido”, apesar de ter surgido “meio em cima da hora”. Os preparativos começaram quando faltava pouco mais de uma semana para Obama chegar ao Brasil.

- A única coisa que ficamos em dúvida era se deixava só a foto e o “Digaí negão”. Mas, para o caso de alguém do consulado ficar sabendo, surgiu a necessidade de colocarmos a mensagem em inglês “Welcome president Barack Obama” – conta o diretor.

Esta não foi a primeira vez que a agência e a ONG se uniram para colocar a imagem do presidente dos Estados Unidos em painéis espalhados por Salvador. Quando Obama ainda disputava com Hillary Clinton a vaga para saber quem seria o candidato democrata à presidência americana, cinco outdoors divulgavam pela capital baiana a mensagem “Pensar o novo”, ao lado de uma foto do então senador de Illinois.

- Chegaram a me perguntar se era maluquice. Mas ele representava ali um pensamento novo – justifica Silva.

A inscrição “Digaí negão” no outdoor foi adotada por conta de uma série de 52 documentários a serem feitos com personalidade negras – 26 homens e 26 mulheres – que fazem parte do projeto “Digaí negão. Digaí negona”.

A presidente do instituto, Concita Pinto, conta que o fato de Obama não ter passado pela Bahia não foi problema.

- Salvador é a cidade com maior número de negros no Brasil, e eu acho que Obama é um negro que superou muitos obstáculos. Então, mesmo que ele não tenha passado por aqui, o importante é a mensagem – diz Concita, explicando que personalidades como Obama podem ajudar a aumentar a autoestima dos negros baianos.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário