Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Serra demonstra que pode voltar a disputar a presidência: "Não é adeus, é até logo"

SÃO PAULO. Com os olhos marejados, o candidato derrotado do PSDB, José Serra, fez em seu discurso de despedida, por volta das 22h30, um alerta de que pode voltar à cena política em 2014. Sem qualquer referência ao nome de Aécio Neves, virtual candidato do partido daqui a quatro anos, o tucano não escondeu que tem interesse em disputar um cargo público futuramente.

- Minha mensagem de despedida nesse momento não é de adeus, mas com um até logo - disse ele, que emendou: -Para os que nos imaginam derrotados, devo dizer que estamos apenas começando. A luta continua - disse ele, depois de fazer um agradecimento especial ao "querido amigo" Geraldo Alckmin, "que fez mais campanha para mim do que para ele mesmo".


Serra abriu seu discurso agradecendo aos 43,6 milhões de votos e parabenizando sua adversária, Dilma Rousseff (PT). Disse que disputou a eleição com "muito orgulho", mas frisou: "quis o povo que não fosse agora". Serra disse que recebeu o resultado com respeito e humildade. Depois de agradecer à militância, das ruas e do twitter, o tucano disse que enfrentou uma das campanhas "mais terríveis" de sua trajetória política.

- Nesses meses, quando enfrentamos forças terríveis, vocês construíram uma fortaleza. Consolidaram um campo político em defesa da liberdade e da democracia no país _ disse Serra., garantindo ter reunido nesse período energia capaz de mantê-lo na disputa com serenidade.

- Eu chego nessa etapa final com a mesmo energia, o problema é como dispender toda essa energia nos próximos dias _ disse ele, visivelmente emocionado, assim como correligionários e assessores que lotavam o pequeno palanque montado na sede do comitê oficial, em São Paulo.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não compareceu à despedida de Serra da corrida sucessória. O tucano brincou com a ausência.

- Ele (FH) deve estar em casa nos assistindo - disse o candidato, que chegou ao comitê minutos depois que terminou o seu discurso, em Brasília.

O candidato derrotado disse ainda que o PSDB sai da eleição fortalecido por conta dos dez governadores, entre tucanos e aliados, eleitos na eleição deste ano.

Em seguida, o candidato derrotado disse que o sentimento de confiança e esperança foi um legado que ele leva para os próximos anos.

- A maior vitória que conquistamos nessa campanha não foi minha, mas de vocês. Pode parecer estranho para um candidato que não ganhou, mas não vim falar de frustração, e sim de confiança e de esperança - disse ele.

Serra disse que sua campanha ajudou a levantar as bandeiras da democracia, liberdade e de causas sociais e econômicas do país. Afirmou ainda ter encontrado milhares de jovens, "assim como eu fui um dia", dispostos a lutar por um país mais justo e democrático. E partiu para o ataque:

- Encontrei milhares de jovens que lutam por um país melhor, mais justo e mais democrático, onde os políticos são servidores do povo, e não se servem do povo.

Segundo ele, foi a energia que obteve nas ruas que o ajudou a levar a eleição, "mesmo nos momentos mais difíceis".

Para encerrar o discurso de meia hora, Serra cantou, juntamente com cercva de 50 militantes que acompanharam seu discurso, a parte final do Hino Nacional. Aplaudido, fez questão de agradecer o trabalho de assessores, assim como do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, e do candidato a vice na sua chapa, Indio da Costa (DEM).

Serra deixou o comitê ao lado de amigos,d a mulher , Monica, e da filha, Veronica, a quem Serra pediu para que subisse ao palco para fazer uma breve homenagem. O candidato não deu entrevista coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário