Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Rosalba culpa Governo pela falta de UTI pediátrica em Mossoró

Democrata lembrou que Estado ignorou projeto que determinava construção da UTI no Hospital Tarcísio Maia.

A candidata do DEM ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini, em entrevista ao portal Nominuto.com, disparou contra a atual administração afirmando que o Estado ignorou a construção de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para atender as crianças de Mossoró. Rosalba lembrou projeto da Assembleia Legislativa que determinava a unidade no município, mas afirma que o Governo não deu importância.

Durante entrevista, a democrata também falou sobre a falta de saneamento básico no Rio Grande do Norte e, afirmou que as obras estão paradas ou atrasadas pela falta de uma contrapartida do Estado e não pela falta de incentivo federal.

Confira estes e outros assuntos na nova série de entrevistas do portal Nominuto.com realizada com os candidatos ao Governo do estado.

Nominuto.com - A senhora assegura que, se eleita, vai construir um novo hospital geral na Zona Oeste de Natal, no entanto, um dos seus adversários a acusa de ter fechado hospitais e centros obstétricos, além de não disponibilizar uma Unidade de Tratamento Intensivo pediátrica (UTI) quando foi prefeita de Mossoró. Como a senhora explica essa contradição?


Rosalba Ciarlini - Primeiro, quero explicar que não há nenhuma contradição. Os indicadores sociais e as avaliações feitas por organismos de credibilidade, como a Organização Mundial da Saúde e a Fundação Getúlio Vargas, ONU e IPEA, comprovam o tratamento que demos à saúde pública. Vou construir o Hospital Geral da Zona Oeste porque essa é uma grande carência da capital e também irei cuidar dos hospitais regionais que estão sucateados. É preciso aparelhar e priorizar, ainda, a escala de profissionais. Faltam médicos nos municípios, além disso, tenho um compromisso com a construção do Hospital Escola Materno-Infantil de Mossoró para melhorar a assistência e oportunizar campo de estágio para os alunos da Faculdade de Medicina. É possível, sim, melhorar a qualidade da saúde pública do RN. Como prefeita, construi a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Nordeste, que serviu de modelo para o país. Foram 27 unidades básicas de saúde, o Programa Saúde da Família funcionava para 150 mil pessoas (Mossoró tem 240 mil habitantes), reabri a Central de Ambulâncias com UTI Móvel, elevamos o saneamento básico de 8% para 54%. Os reflexos desses investimentos apareceram diretamente na qualidade de vida da população, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (ONU) e Instituto de Pesquisas Aplicadas IPEA. O IDH de Mossoró aumentou 15,75%. A taxa de mortalidade infantil despencou 45,12% e a longevidade aumentou 46,2%. Com relação à UTI pediátrica, quero explicar que lutamos sim, por sua implantação. O governo do Estado foi quem se negou a fazer esse investimento fundamental para salvar a vida das nossas crianças. O RN deve recordar projeto da ex-deputada Ruth Ciarlini que determinava uma UTI pediátrica para Mossoró, no Hospital Regional Tarcísio Maia. O governo ignorou. O fato é que tentaram confundir a opinião pública, veiculando mentiras no programa eleitoral sobre a saúde em Mossoró, querendo responsabilizar o município pelo fechamento de hospitais. Mas, igualmente na propaganda eleitoral, mostramos a verdade. Não há discurso vazio. Fizemos e comprovamos.

Nominuto.com - Uma das propostas da senhora é elevar em 80% a área saneada do Rio Grande do Norte. O atual governo, aliado do presidente Lula, diz que vai terminar o Governo com 50% do estado saneado. Se eleita, em um cenário com Dilma presidente, como fará para cumprir essa meta de campanha?

Rosalba Ciarlini - O problema do atual governo é que ele quer passar uma imagem de realização que só existe no papel. Afirmo que todas as obras de saneamento estão atrasadas ou paralisadas, devido principalmente a problemas de falta de recursos próprios para honrar as contrapartidas assumidas. E isso é lamentável porque quem paga a conta literalmente é a população que, inclusive, já poderia estar gozando os benefícios do saneamento. Nós já provamos que somos capazes de fazer, ampliando em mais de seis vezes a rede de esgotos de Mossoró, portanto, posso afirmar que vamos alcançar a meta de levar o esgotamento sanitário para 80% da população urbana do RN. É importante destacar que temos pequenos municípios que já contam com quase 100% de sua população atendida por redes de coleta e com sistemas de tratamento, fruto do trabalho de prefeitos também comprometidos com o bem-estar do seu povo, que conseguiram recursos de emendas parlamentares para investir nessa área. É assim que se faz. E é assim que vamos fazer: com transparência, apoiando e estabelecendo parcerias com as prefeituras, remodelando e valorizando a CAERN, com a certeza de que o seu corpo funcional anseia por uma oportunidade de demonstrar a sua capacidade de realizar e, fundamentalmente, recuperando a capacidade de investimento próprio do Estado, atualmente comprometida por desvios e gastos supérfluos que não resultam em benefícios para a população. Por outro lado, eu sequer cogito um presidente da República discriminar um Estado e, portanto, a sua população, por razões de política partidária. Isso seria a negação da democracia. Ao contrário, caso se confirme a eleição de Dilma e a minha, tenho certeza de que com bons projetos e recursos assegurados para contrapartida, o governo federal terá no governo do RN um parceiro administrativo e a segurança de que os recursos federais serão bem aplicados em benefício dos brasileiros do Rio Grande do Norte.

Nominuto.com - As suas propostas incluem o “RN contra o crack”, de forma prática, como pretende combater o tráfico de droga?

Rosalba Ciarlini - No senado federal sou vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, e estima-se que 1,2 milhão de pessoas já estão viciadas em todo o Brasil e estima-se que o consumo e o tráfico da droga são responsáveis por mais de 60% dos crimes. Atualmente, o consumo do crack mata mais que a leucemia, H1N1, alertaram os especialistas. Hoje a epidemia é considerada o principal problema de saúde pública no Brasil. O problema tem que ser enfrentado por diversas frentes e não só pela saúde pública. E, aponto como emergencial a ampliação da rede de CAPS e a expansão do Programa Saúde da Família. De minha parte trabalharei para que o combate as drogas, principalmente o crack, seja encarado como caso de saúde pública e segurança, com forte cooperação da Educação no ataque ao problema. É com uma rede pública de educação eficiente que vamos educar e formar nossos jovens com uma profissão ao final do ensino médio.No campo da segurança pública, de imediato, implantaremos, nas comunidades urbanas de renda mais baixa do RN as Academias da Esperança. Serão centros comunitários dotados de estrutura para prática de esportes, cultura e lazer, associados a salas de informática, com oficinas e programas de prevenção de drogas. E teremos o programa RN contra o Crack, em que estabeleceremos convênios para formação de uma rede de instituições de recuperação de dependentes químicos e apoio às suas famílias.

Nominuto.com - O que a senhora tem a dizer aos estudantes potiguares, uma vez que se dependesse do partido da senhora, o DEM, o Programa Universidade para Todos (Prouni), no Governo Federal, não existiria?

Rosalba Ciarlini - Isso não é verdade. O DEM não foi contra a criação do Prouni. Educação de qualidade para todos é uma das missões do Democratas. O objetivo do partido à época foi fazer a lei ser cumprida, sem cotas, sem discriminação. Sou defensora do Prouni. Conceder bolsas de estudos integrais e parciais aos estudantes de cursos de graduação ou seqüenciais em instituições privadas de educação superior amplia os oportunidade de qualificação para os jovens em nosso país. Fiz isso em Mossoró quando prefeita. Lá iniciei o programa com a Faculdade Mater Christi e sei que atualmente o programa foi ampliado.Educação é pressuposto para o desenvolvimento econômico e o único caminho para promover a inclusão social permanente e sustentável. Ou cuidamos dos nossos jovens, ou pagaremos um preço muito alto por nossa irresponsabilidade. É por isso que a educação será, de verdade, uma prioridade do meu governo. E digo isso com a autoridade de quem construiu 14 escolas, como Prefeita de uma cidade-pólo do Interior. Como governadora, poderei e farei muito mais, por todo o RN.

Nominuto.com - Qual será a marca da administração de Rosalba Ciarlini (DEM) no governo do RN?

Rosalba Ciarlini - Quero deixar a marca do governo que fez acontecer e construiu junto com o povo potiguar o Estado da Cidadania. O Rio Grande do Norte desenvolvido, grande na sua essência. Que reconstruiu os serviços públicos, aumentou os recursos melhorando a gestão da saúde, da segurança, da educação. Que implantou um programa permanente de manutenção de estradas e fez o saneamento em 80% do estado.Trabalharei para que o Governo do Estado viabilize oportunidades de trabalho e renda para as pessoas em todas as regiões, descentralizando o desenvolvimento, porque o Rio Grande do Norte é um só: do sertão ao litoral, do interior à capital, nascidos aqui ou ali, somos igualmente potiguares.O governo que abriu caminho para o novo e governou para as futuras gerações. Assim fiz em Mossoró. Ser o novo não é uma questão só de idade: é uma questão de ter coragem para mudar, ter independência para ousar, ter determinação para transformar. Tenho convicção de que é possível fazer do Rio Grande do Norte um modelo de crescimento econômico e social para o Nordeste e para o Brasil. Porque já chega de projetos eternamente adiados e de sonhos sempre frustrados. Chega de ficar para trás. Chega de pensar e fazer pequeno. Chega de tanto mais ou menos! O Rio Grande do Norte é mais. O Rio Grande do Norte pode e precisa crescer. Com a força da união, com a força do povo, vamos fazer o Rio Grande do Norte acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário