Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Parceria entre CRAS e PETI valoriza trabalhos com grupos de mães e jovens em Coronel João Pessoa


O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS ou Casa das Famílias, como é popularmente conhecida a entidade, recebe a cada mês grupos de convivência formados por integrantes de diversas famílias em estado de vulnerabilidade social.

Nos últimos dias aconteceu a reunião com o Grupo de Mães que acompanham o desenvolvimento dos filhos participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e foram acompanhadas pela Psicóloga Erika França em um momento terapêutico e reflexivo.

Durante toda a tarde foi realizada uma oficina artesanal com as participantes e uma breve reflexão sobre a importância da família. Do mesmo modo, a Casa da Família recebeu na terça-feira, 17 de agosto, o grupo mensal ‘Criança Feliz’ que faz parte da parceria de ações entre o CRAS e o PETI.

O grupo que envolve crianças e pré-adolescentes já existe há três anos e todos os trabalhos realizados acontecem paralelos a assistência dada às mães de cada participante. No último encontro o acolhimento dos 15 jovens foi feito pela Assistente Social Patrícia Estrela juntamente com a Psicóloga Erika França e a monitora do PETI Maria Fernandes.

Foi desenvolvida uma oficina de arte na confecção de um palhaço de tampa de garrafa com a coordenação do Oficineiro Alex Oliveira. O principal objetivo do trabalho foi desenvolver as habilidades motoras dos participantes, além de trabalhar a importância da reciclagem de matérias de fácil acesso doméstico através de uma forma criativa e lúdica.

Segundo a Assistente Social Patrícia Estrela, que acompanha o dia-a-dia das famílias em vulnerabilidade social no município de Coronel João Pessoa, a reunião dos grupos de crianças valoriza o hábito de brincar e aprender, desenvolvendo a escuta e a sociabilidade na convivência com todos. “Estamos sempre trabalhando para reforçar a inclusão produtiva e ressaltar os aspectos terapêuticos no acolhimento dessas crianças e jovens”, ressalta Patrícia.

Os grupos de convivência acontecem em reuniões a cada mês e entre eles está também o Grupo ‘Nascer Feliz’ que desenvolve trabalhos educativos e de reforço a saúde das grávidas e o Grupo ‘Coronel Caminha’ com pessoas na terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário