Enquadrado pelo partido ou rendido ao caminho aparentemente mais fácil, não se sabe. O fato é que o deputado estadual Antônio Jácome (PMN) participou de mobilização da campanha de oposição e anunciou apoio às candidaturas da senadora Rosalba Ciarlini e dos senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM). Antes, mesmo após o rompimento entre o presidente do PMN, deputado Robinson Faria, e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), Jácome continuou integrando a bancada de apoio do governo. E, na pré-campanha, quando Wilma ainda estava no governo, ele chegou a afirmar o voto nela para o Senado. A obediência ao partido chega a ser uma novidade na trajetória política de Jácome. Em 2002, eleito vice-governador de Wilma pelo PSB, manteve uma relação de distância com a companheira de chapa na maior parte do mandato. Em 2006, candidato a deputado estadual, à época já filiado ao PMN, quando o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) ainda apresentava vantagem sobre Wilma, na disputa pelo governo, no segundo turno, Antônio Jácome anunciou dissidência e desembarcou na campanha do peemedebista. Talvez a diferença, agora, seja a tal fidelidade partidária.
l A partir desta semana, a candidata do DEM ao governo, Rosalba Ciarlini, passa a concentrar a agenda em Natal, de terça a quinta-feira, na perspectiva de fortalecer a campanha na capital. A expectativa é de participação direta dos vereadores que integram a coligação e da prefeita Micarla de Sousa, tendo como base o próprio PV.
lUm erro foi, segundo a prefeitura de Natal, o motivo para o não pagamento de servidores comissionados, anteontem, não apenas na Tributação, como em outras pastas. Na realidade, a determinação da gestão foi para bloqueio dos salários de 1.600 funcionários que não responderam ao censo feito pela prefeitura. O pagamento dos comissionados foi normalizado ontem.
l Na terceira rodada de encontro com os candidatos ao Senado, na próxima segunda-feira, o Sistema Fecomercio do RN recebe o senador José Agripino Maia (DEM), a partir do meio dia no Hotel Escola Senac-Barreira Roxa, para apresentar suas propostas para os setores do comércio, serviços e turismo.
l Presidente do Tribunal de Contasdo Estado, a conselheira Adélia Sales lançou ontem no auditório da Corte de Contas, a plaquete sobre "Guia de Orientação aos Gestores Públicos", durante a realização do curso sobre Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Quem diria...
Protagonistas de acirrada disputa travada nos últimos 15 anos, o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB, foto) e o ex-prefeito de Jucuturu, Luciano Lopes (PR) fizeram as pazes. Tudo por conta das eleições atuais. Os dois dividiram palanque em torno das candidaturas do governador Iberê Ferreirae da ex-governadora Wilma de Faria. Uma faixa não deixou dúvidas: "Deputado Nélter e doutor Luciano unidos hoje e sempre".
Na cola
Não vai ser fácil para a senadora Rosalba Ciarlini esconder a relação do DEM com o presidenciável tucano José Serra. Embora confirme, em entrevistas, o voto no candidato do PSDB, nos discursos e material de campanha Serra não é lembrado. Porém, o foco dos adversários e consequentes aliados do presidente Lula tem sido o de mostrar essa ligação. A própria candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff, bateu na tecla e destacou o papel de oposição exercido pelo DEM em relação governo Lula. Os efeitos, só o tempo dirá.
O que pode
Uma dúvida tem pairado entre os candidatos e gerado divergências entre os advogados: qual a regra para a aplicação dos quatro metros quadrados para divulgar o nome e número dos políticos em veículos e bens particulares. É que praticamente todas as coligações têm usado a referida metragem por candidato. À imprensa, o juiz auxiliar da propaganda, Ivan Lira, afirmou que a metragem é por bem, independente do seu tamanho. Porém, até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) não julgou representações sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário