Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Coronel João Pessoa completa hoje 48 anos de sua Emancipação Política

O município de Coronel João Pessoa completa hoje 48 de sua Emancipação Política. A cidade fica localizada no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, distante 453 Km da cidade de Natal, capital do Estado. A cidade possui uma população de 4.777 habitantes, segundo dados do IBGE/2011. Tem uma área territorial de 119 km² e a tradição conta que sua história começou na metade do século XVIII, numa área localizada entre as serras e a margem do rio São Gonçalo.

Neste período chegava à região posseiros do Estado vizinho do Ceará, através da Chapada do Apodi, dando início a formação do pequeno povoamento do Baixio Nazaré, ligado ao município de São Miguel.

Baixio é o nome dado a vazante natural que fica entre os chamados aclives serranos, tem articulação climática que favorece boas plantações, apresenta terra rica em umidade devido as infiltrações das águas decorrentes do inverno, que ficam retidas pela estratégica posição da localidade. Por estes fatores surgiu a vocação da população do Baixio de Nazaré para a produção agrícola.

O primeiro chefe de tal região, o Sr. João Pessoa de Albuquerque, natural de São Miguel, tornou-se líder do povoado. Destacou-se como agricultor e negociante, fez carreira na vida pública onde alcançou ampla popularidade.

O título de Coronel da Guarda Municipal foi conferido como cortesia pelo seu destaque no povoado. De 1911 a 1913 João Pessoa foi Presidente da Intendência, deputado nas Constituintes de 1915 a 1926 e coordenou a defesa local contra a invasão da coluna revolucionária em 1926.

Através da Lei nº 3.005, de 19 de dezembro de 1963, Baixio de Nazaré desmembrou-se do município de São Miguel e ganhou a sua emancipação política, tornando-se oficialmente território municipal com a mudança de nome em homenagem ao Coronel João Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário