Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

2012 terá legião de candidatos subcélebres

O deputado federal e palhaço Tiririca (PR-SP) fez escola, e a lição não é lá muito instrutiva. O sucesso do principal puxador de voto das eleições do ano passado (1,3 milhão de paulistas votaram nele) parece inspirar inúmeros partidos que miram vagas nas câmaras de vereadores de todo o Brasil em 2012, a começar pelo PSB, que filiou o filho de Tiririca, o palhaço Tirulipa (também conhecido como humorista Everson Silva), para disputar as eleições no Ceará.

Tirulipa chegou a ser cortejado pelo PRB e pelo PR, partido do pai, antes de optar pelo PSB do governador Cid Gomes. E praticamente todos os partidos do país garantiram sua subcelebridade na semana passada, quando terminou o período de filiações para candidatos que pretendem concorrer em 2012.

O DEM apelou para a Mulher Maravilha na Bahia. A chapa de candidatos a vereador pelo partido de ACM Neto em 2012 contará com a dançarina Cissa Chaggas, que interpreta a personagem de quadrinhos numa banda de axé cujo sucesso do último carnaval insinuava sexo entre super-heróis.

O Democratas baiano também aposta no anão Pepy Safado, também dançarino, mas de uma banda de pagode local, e também filiou o ex-participante do programa Big Brother Brasil Diogo Pretto (talvez você ainda se lembre) e o ex-jogador Beijoca, ídolo da torcida do Bahia.

Para coroar o processo de derrocada do DEM, até os músicos do KLB Kiko e Leandro, que se candidataram sem sucesso nas últimas eleições federais, trocaram o partido pelo PSD em São Paulo. A lista dos outros partidos é vasta.

A ex-Big Brother Priscila Pires vai concorrer à Câmara de Vereadores de Campo Grande pelo PTdoB. O jornalista Jorge Kajuru deve disputar vaga na Câmara de São Paulo pelo PPS. Já vereadora pelo Rio de Janeiro, a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, trocou o PSDB pelo PMDB para tentar permanecer no cargo. No Rio de Janeiro, o destaque do bizarro fica com o PTdoB, que filiou o humorista Charles Henriquepédia, do Pânico.

O ex-jogador de futebol Washington (conhecido como Coração Valente) disputa vaga à Câmara de Caxias do Sul pelo PDT. Também do mundo esportivo, o comentarista Osmar de Oliveira é a aposta do PMDB em São Paulo. Na capital paulista, o grupo de puxadores de voto conta ainda com Tammy Gretchen (agora Tammy Miranda), filha da cantora e dançarina Gretchen. Tammy assumiu a homossexualidade há alguns anos e pretende se eleger pelo PR defendendo a bandeira dos direitos dos gays.

Eleições proporcionais

A proposta de reforma política que tramita no Congresso Nacional - e foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado na semana passada - prevê o fim das eleições proporcionais para vereadores e deputados. Essa regra permite que um candidato indicado pelo partido seja eleito mesmo sem receber grande quantidade de votos.

A idéia da reforma nesse ponto é exatamente acabar com a figura do "puxador de votos", o candidato de apelo popular lançado para aumentar a votação proporcional do partido.

Por Rodolfo Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário