Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Cel. João pessoa em destaque

Projeto Nascer Feliz reúne grávidas para palestra educativa

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, dando continuidade ao programa Nascer Feliz, reuniu em mais um momento as grávidas do grupo para um encontro mensal e uma palestra educativa.

O objetivo da iniciativa é trabalhar esse grupo para melhorar as condições de vida no período gestacional com oferecimento de um acompanhamento saudável. O projeto acontece em ciclos de atendimento de acordo com o período gestacional e tem a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no acompanhamento dos exames de pré-natal.

Entre as ações do grupo acontecem rotineiramente palestras, oficinas educativas, dinâmicas de auto-estima, esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis, higiene e cuidados com o corpo no período de gravidez e após o nascimento do filho.

A Prefeitura Municipal de Coronel João Pessoa oferece a cada grávida no final do acompanhamento do projeto, um kit de enxoval com vários itens para o bebe e a mãe. Este ano o projeto Nascer Feliz já contabilizou 130 grávidas cadastradas e acompanhadas durante os últimos dois anos.

Para maiores informações e cadastramento, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Novo encontro com o Grupo Criança Feliz

A Assistente Social Patrícia Estrela do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS realizou mais um encontro com o grupo Criança Feliz, dentro de uma programação de desenvolvimento de ações sócio-educativas tendo como fundamento básico a importância de aliar lições de vida com reforço aos valores da infância.

No último encontro o tema central foi o esclarecimento da importância das condicionalidades do Programa Bolsa Família, como também a realização de trabalhos manuais e de coordenação motora e socialização.

O principal objetivo do projeto é integrar as crianças participantes do grupo ao meio social, com ação integrada as atividades infantis e assim ser possível desenvolver múltiplas estratégias de atendimento, acolhimento e estímulo no sentido de apoio e educação.

Os participantes do Grupo Criança Feliz são oriundos de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família e participam também do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.


Formado o novo Conselho Municipal de Saúde em Coronel João Pessoa

A Secretaria Municipal de Saúde de Coronel João Pessoa realizou no último dia 11 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores, a cerimônia de posse e nomeação dos novos Conselheiros Municipais de Saúde pela Secretária Municipal de Saúde Maria Liduína Silva.

Na ocasião foi apresentado o regimento interno do Conselho e logo após a votação dos membros para composição do grupo. Como presidente foi escolhido o nome do Farmacêutico Bioquímico do município, Francisco Milton da Silva, para Vice-Presidente foi eleita a Enfermeira Eugênia Correia de Lira e como Secretária Executiva a servidora Ângela Maria Viana Almeida da Silva.

Entre os demais membros e suplentes ainda compõe o Conselho representantes da Igreja Católica e Igreja Evangélica do município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Produtores Rurais do Sitio Traquina, Associação do Desenvolvimento Comunitário, Sindicato dos Trabalhadores de Saúde do Estado, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias, Administração Pública de Saúde, Maternidade Municipal Maria Leodona Pessoa Fernandes e representante da Unidade Básica de Saúde.

Durante a pauta do dia ainda foi entregue o calendário das reuniões ordinárias do Conselho até o final deste ano e foi feita a escolha dos Conselheiros Municipais de Saúde que irão participar da Plenária Regional ainda esta semana com a presença do Coordenador Nacional de Plenárias no Rio Grande do Norte.

Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Em Coronel João Pessoa dentro de alguns dias será realizada a 4ª Conferência Municipal de Saúde, importante referência da participação popular na elaboração das políticas públicas municipais do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário