Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

Famílias que dominam a política no RN são destaques em portal nacional

Dos 13 parlamentares que assumiram o mandato pelo Rio Grande do Norte na atual legislatura, oito são dos clãs Maia, Alves e Rosado. A informação é o destaque desta quarta-feira (05) no portal Congresso em Foco, que ressalta ainda que nenhuma bancada tem poder tão concentrado em núcleos familiares como a potiguar.

De acordo com o portal, apenas dois parlamentares – a deputada Fátima Bezerra (PT) e o senador Paulo Davim (PV), suplente em exercício – não são de família política.

A reportagem cita os laços familiares entre o senador José Agripino (DEM-RN) e o deputado federal Felipe Maia, do senador licenciado Garibaldi Filho, com o pai Garibaldi Alves e o sobrinho Henrique Alves (PMDB), da deputada Sandra Rosado e o primo, o deputado Betinho Rosado (DEM).

Líder do PMN na Câmara, Fábio Faria também é citado pelo Congresso em Foco. Seu pai, Robinson Faria, foi presidente da Assembleia Legislativa por duas legislaturas e atualmente é vice-governador. Eles são parentes distantes da ex-governadora Wilma Faria (PSB).

Outros três deputados potiguares têm berço político: Rogério Marinho (PSDB), neto do ex-deputado Djalma Marinho e filho do suplente de senador Valério Marinho; Paulo Wagner (PV), neto do ex-vereador de Areia Branca (RN) Euclides Leite Rebouças, e João Maia (PR), primo distante de Agripino e Felipe Maia, é irmão do deputado distrital Agaciel Maia (PTC), ex-diretor-geral do Senado.

Além da tradição política, as famílias Maia, Alves e Rosado têm em comum o controle de importantes veículos de comunicação, como rádios, TVs e jornais, e a preparação de herdeiros políticos na linha de sucessão, uma mostra de que seu poderio está longe de acabar.

Diario de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário