Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

56 municípios potiguares dependem de carros pipas para o abastecimento de água

Dos 167 municípios do Estado, 56 dependem hoje de carros pipas para garantir o abastecimento de água, principalmente na zona rural. O Programa, de autoria do governo federal por meio do Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Defesa, é executado e fiscalizado pelo Exército Brasileiro. Em contrapartida, o Estado participa com o fornecimento de água, via CAERN, nos municípios em que isto é possível.

Segundo o coronel Francisco de Assis Xavier Reis, assessor parlamentar da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, a distribuição é realizada de acordo com a capacidade dos reservatórios existentes nas comunidades, de forma que se mantenha o atendimento da demanda de água. O cálculo é feito por pessoa, sendo 20 litros per capita, por dia, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Contudo um dado anima o sertanejo e reforça a ideia de que “nem tudo está perdido”: outros 24 municípios solicitaram a suspensão temporária do abastecimento por carros pipas. Entre eles estão Baraúnas, Campo Grande, Francisco Dantas, Messias Targino, Olho D’Água do Borges, São Francisco do Oeste, Venha Ver, Almino Afonso, Janduís, Jardim do Seridó, João Dias e Luiz Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário