Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Dicas Sebrae: saiba como abrir um brechó

Já pensou em montar um negócio com roupas clássicas de décadas passadas que você tem no guarda-roupa? Muito conhecidos na Europa e nos Estados Unidos, os brechós tem conquistado cada vez mais mercado no Brasil. Com preços que cabem no bolso dos clientes, são uma ótima opção para aqueles que procuram fugir do lugar comum, comprando peças originais que têm estilo e qualidade.

O brechó é uma loja que vende roupas usadas, mas a oferta pode ser ampliada para diversos artigos, como calçados, bolsas, bijuterias, chapéus, acessórios pessoais, objetos de decoração, livros, discos, perfumes, instrumentos musicais, brinquedos, artigos esportivos, eletrodomésticos e móveis. Tudo depende da sua criatividade.

Mas como em todo negócio, para se diferenciar da concorrência e atrair uma clientela fiel, o empreendedor precisa profissionalizar a gestão do negócio. O cliente jamais vai admitir roupas rasgadas e manchadas. A qualidade e durabilidade do produto são itens indispensáveis. Por isso, é importante lavar, dobrar e organizar bem as peças que serão colocadas à venda.

O local também precisa de uma atenção especial. Brechó não precisa ter aparência típica de uma loja de artigos usados. A ideia é empreender! Deixar o ambiente parecido com uma loja de shopping center, com atendentes treinadas, poderá garantir o sucesso do seu negócio.

Os brechós são uma ótima troca entre o vendedor e o cliente, pois facilitam a vida tanto daqueles que querem se desfazer de roupas encalhadas no armário, quanto daqueles que querem adquirir itens diferenciados. Uma ótima oportunidade para você, empreendedor.

LOCALIZAÇÃO:

Os principais pontos a considerar são:

* O preço do aluguel;
* A compatibilidade entre o público local e o padrão de serviço a ser prestado: maior renda, maior sofisticação; menor renda, menor preço;
* Visibilidade: se não se sabe (ou se vê) que naquela localização existe o prestador de serviço, não se vai lá atrás do serviço;
* Conforto: se há necessidade de ir de carro, há que ter estacionamento; se a expectativa é de haver picos de demanda (caso típico deste prestador deserviços nos sábados, dia em que as pessoas normalmente resolvem seus assuntos pessoais), o ambiente tanto do estabelecimento quanto da vizinhança deve seragradável; etc.


Assim sendo, uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas, com o menor grau possível de dificuldade. Se o atendimento for destinado ao público em geral é importante que a loja possua boa visualização em área de grande fluxo de pessoas, próxima ao local de residência ou de trabalho do público-alvo.

No caso aqui apresentado, para a idéia de negócio de um brechó, deve-se priorizarbairros populosos, regiões centrais de cidades e proximidades de condomínios, bem como a densidade populacional, o perfil dos consumidores locais, a concorrência, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a proximidade com fornecedores, a segurança e a limpeza do local.

Para este tipo de negócio é recomendável que as instalações sejam próximas de seus clientes. Neste caso também é possível implantar a empresa em áreas mais afastadas, porém é bem provável que isto gere uma perda de rentabilidade devido, principalmente, no que se refere à qualidade dos produtos ofertados e distancia do mercado comprador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário