Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Por Gilberto Kassab, DEM estuda uma "mudança cirúrgica"

Na tentativa de evitar o esfacelamento do DEM, seus fundadores discutiram nesta Segunda-feira (14), uma alteração cirúrgica no comando nacional, segundo a qual seria basicamente mantida a atual executiva e trocada a presidência da sigla.

A proposta foi levada pelos ex-senadores Jorge Bornhausen (SC) e Marco Maciel (PE) ao senador José Agripino Maia (RN), candidato a presidente do DEM, em almoço em restaurante na zona oeste paulistana. A ideia foi apresentada como uma forma de evitar que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, abandone o DEM.

O acordo prevê, entre outros pontos, o apoio da ala ligada a Bornhausen e Kassab à indicação de Agripino na sucessão de Rodrigo Maia, desde que não haja mais alterações substanciais na cúpula, evitando assim a votação na convenção de 15 de março, quando esse grupo poderia sair ainda mais enfraquecido. Foi discutida também a indicação de Marco Maciel para um posto no conselho político ou a secretaria-geral do DEM.

Também está em discussão o controle dos diretórios municipais e estaduais da legenda, principalmente o paulista, onde Kassab exerce o controle.

Apesar da tentativa de chegar a um acordo, a maior parte da cúpula do DEM acha pouco provável que o entendimento evite a migração de Kassab para o PMDB ou o PSB.

O prefeito avalia ainda fundar uma nova legenda, o que seria uma saída jurídica para não ter o mandato requerido pela Justiça por infidelidade partidária. Depois de ingressar no novo partido, promoveria uma fusão com uma das duas siglas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário