Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Proposta põe fim a reeleição para prefeito, governador e presidente


Ex-presidente da República, o senador Itamar Franco (PPS-MG) vai sugerir o fim da reeleição na proposta de reforma política que será discutida pelo Senado.

Ao considerar “incompatível” para um membro do Executivo disputar um cargo como candidato enquanto está no poder, Itamar disse que a possibilidade de reeleição reforça os casos de corrupção no país.

“Pode ter mandato de cinco anos, tudo bem. Mas quebrar a tradição constitucional brasileira? É uma linha invisível entre estar no cargo e na campanha. Leva o país à corrupção”, afirmou Itamar.

Itamar foi convidado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para integrar a comissão que vai elaborar um projeto de reforma política. O tema tramita há mais de dez anos no Congresso, sem avanços.

Comentário do jornalista Oliveira Wanderley: A proposta de Itamar Franco é a mais sensata possível. O instituto da reeleição é injusto e só beneficia quem está no poder. A reeleição não é democrática. Quatro anos no poder já é tempo suficiente para o governante fazer uma boa obra administrativa. Se o governo for corrupto, passar mais quatro anos é um martírio para o município, o estado e o país. Sem dúvidas a reeleição é sinônimo de corrupção. Abaixo a reeleição

Nenhum comentário:

Postar um comentário