Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mubarak diz que ficará na presidência do país até setembro

Em discurso transmitido pela TV estatal, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, disse que não vai renunciar e permanecerá no poder até as eleições presidenciais de setembro. Ele se comprometeu a proteger a Constituição do país até que ocorra a transferência do cargo ao vencedor em um “pleito honesto”. O pronunciamento surpreende depois que membros do governo anunciaram, na tarde desta quinta-feira, que o Mubarak deveria deixar o poder.

Durante o discurso, Mubarak anunciou “procedimentos constitucionais”, com mudanças em seis artigos e a suspensão de um sétimo. Ele afirmou ainda que o diálogo com a oposição resultou num consenso preliminar para resolver a crise. Disse que iria transferir alguns poderes ao vice-presidente, Omar Suleiman, mas não esclareceu como isso ocorrerá.

O ditador ainda repetiu outras promessas que já havia feito nos últimos dias: não nomeará seu filho Gamal para concorrer nas eleições de setembro e também disse que punirá funcionários corruptos ou que se excederam na violência contra o povo. O presidente também afirmou que não aceitará a interferência estrangeira no país. “Não posso aceitar ordens ditadas de fora”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário