Os promotores de festas e eventos no período do Carnaval em todo o Rio Grande do Norte têm até a próxima segunda-feira para obter a liberação do Corpo de Bombeiros. Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (24) o Tenente Coronel Luís Monteiro Junior alertou que a regularização é concedida perante o Serviço Técnico de Engenharia do CBM até cinco dias úteis antes do período de quatro de março, início dos festejos.
Dentre as condições mínimas necessárias para grandes eventos temporários como o Carnaval estão projetos de segurança contra incêndio, como a instalação de extintores, saídas de emergência, serviço de atendimento médico, expectativa de público, entre outros.
O Parecer Técnico nº 12.246 divulgado no Diário Oficial do Estado em 06 /07 2010, informa que os organizadores dos eventos são responsáveis diretos pela segurança do público sob pena de responderem por ações cíveis e penais.
Os Bombeiros alegam que a intenção deste Parecer Técnico é evitar acidentes e falhas das empresas promotoras. Citaram como exemplo o caso acontecido em um camarote no Carnatal de 2009, em que um marceneiro foi eletrocutado e está praticamente inválido até hoje.
Outra preocupação dos Bombeiros é com a região do Seridó do estado, onde ocorre a maior concentração de pessoas devido a festas populares em Jardim de Piranhas e Caicó . Neste último município a costureira Maria Roseli Figueiredo morreu eletrocutada no banheiro na Ilha de Sant’ana, em 2008.
"Os promotores de festas que não apresentarem o Parecer Técnico do Corpo de Bombeiros terão o seu eventos interditados, isolados ou até mesmo cancelado. Queremos garantir a integridade dos foliões e moradores”, disse o Coronel Luís Monteiro.
Para o Carnaval 2011 foram designados efetivos maiores em Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, além de um reforço operacional nas praias para os Grupamentos de Busca e Salvamento.
Os moradores que constatarem irregularidades nos eventos foram aconselhados a não fazerem a denúncia somente por telefone, e sim preencher um requerimento nas sedes do Corpo de Bombeiros. “A intenção é evitar trotes como aconteceram várias vezes em anos anteriores” explicou o Tenente Coronel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário