Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Cuidados com as crianças nas férias devem ser redobrados


Com o início do período de férias escolares, grande parte das famílias mossoroenses segue para o litoral ou para cidades do interior do Estado, buscando, principalmente, momentos de diversão e descanso após meses de dedicação ao trabalho e estudo. Para que este instante de lazer familiar não seja interrompido devido aos possíveis acidentes com as crianças, alguns cuidados preventivos devem ser tomados durante as férias.
De acordo com o major Franklin, comandante do 2º SubGrupamento de Bombeiros (2º SGB) de Mossoró, a orientação principal para que os pais redobrem a atenção com as crianças neste período. Segundo ele, durante as férias, os riscos de acidentes são maiores, pois diversas situações propiciam os acontecimentos desagradáveis.
"É o caso dos locais de grande concentração de pessoas. Nesses ambientes os pais devem estar de olho na criança, evitando que o filho se perca. Se for participar de evento social, o ideal é designar uma pessoa para tomar conta do pequeno, pois um momento de distração pode ser muito perigoso. Já as crianças mais velhas devem ser orientadas quanto endereço e o telefone de contato caso se percam", explica.
Apesar de o índice de afogamento na região ser baixo em virtude da intensificação do trabalho de prevenção do Corpo de Bombeiros no litoral, o major Franklin afirma que durante o veraneio a probabilidade de afogamento é superior.
"Nas praias temos efetivo monitorando, já nas piscinas e lagos a situação de risco é muito grande. Por isso, pedimos que os pais coloquem os filhos nas piscinas de faixa etária indicada, mas não se descuidando da atenção. Todavia, a medida é importante, já que eles podem sair do local e ir para piscinas mais fundas, pois não têm o discernimento para o perigo da própria ação", frisa o major.
Outra grande ameaça a integridade física das crianças são as churrasqueiras e os líquidos inflamáveis utilizados para atear fogo no carvão. "Nesses momentos de confraternização não se deve deixar as crianças próximas às churrasqueiras. Desde cedo é bom alertar o perigo do equipamento, aos poucos a criança vai assimilando o risco. Porém, se houver a queimadura, de imediato deve-se lavar o local lesionado em água corrente durante cinco e dez minutos. Além de eliminar a dor, reidratará a parte queimada. No entanto, em seguida é inerente buscar assistência médica", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário