Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

José Alencar é transferido da UTI para unidade semi-intensiva


SÃO PAULO e SEUL - O vice-presidente da República, José Alencar, recebeu alta da UTI e foi transferido na manhã desta sexta-feira para uma unidade semi-intensiva do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Segundo o último boletim médico, divulgado no final da manhã desta sexta-feira, o estado de saúde de Alencar encontra-se estável do ponto de vista cardíaco.

O cardiologista Roberto Kalil, que atendeu Alencar após o vice ter sofrido um infarto na quinta-feira, confirmou que conversou por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de quinta-feira. O presidente demonstrou preocupação com o estado de saúde do vice, mas Kalil disse que o tranquilizou, afirmando que o estado de Alencar não é tão grave.

O vice-presidente já está se alimentando, segundo o chefe de gabinete dele, Adriano Silva. Ele tomou café da manhã com iogurte e já estava consciente desde a noite de quinta-feira. Alencar não foi entubado nem sedado.

Alencar passou mal por volta das 18h. Os médicos detectaram o infarto e realizaram um cateterismo, que não mostrou obstruções arteriais importantes.

Este foi o primeiro infarto do vice-presidente, que não precisou ser entubado, nem sedado e está consciente. José Alencar tem dois stents (tubo de metal utilizado para aliviar o fluxo sanguíneo) . Um foi colocado há 6 anos e outro este ano.

Além de Kalil, as equipes médicas que o acompanham são coordenadas por Paulo Hoff, Raul Cutait e Paulo Ayrosa Galvão.
Lula recebeu a notícia durante a madrugada

Em Seul para a reunião do G20, o presidente Lula foi acordado às 5h40m de quinta-feira (horário de Seul) por seu chefe de segurança, general Gonçalves Dias, com a notícia do infarto do vice-presidente. Lula e sua comitiva buscaram informações sobre Alencar até por volta das 8h30m, quando o presidente, com ar bastante preocupado, saiu do hotel para a reunião do evento.

A previsão de embarque de volta de Lula ao Brasil é às 17h (em Seul) de sexta-feira. Quem fará a coletiva final sobre a reunião será o ministro Guido Mantega, mas isso já era previsto. Ainda não há informações sobre se a volta do presidente ou de Dilma Rousseff será antecipada por conta do infarto de Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário