Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Correios garantem provas para o próximo dia 28

No caso de confirmação judicial, o concurso será realizado em mais de 500 cidades brasileiras

“Como serão as provas?” “Qual o grau de dificuldade?” “E o nível dos concorrentes?” “O que devo estudar mais?” Todas essas são dúvidas comuns para quem vai enfrentar um concurso público. Porém, para os mais de 1 milhão de inscritos ao concurso dos Correios, a dúvida é outra: “Quando a prova vai mesmo ocorrer?” O questionamento se justifica pelos adiamentos já promovidos nas datas do processo seletivo, aberto ainda em 2009, e que é alvo de uma disputa judicial indefinida. No entanto, até agora a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) garante: as provas serão aplicadas no próximo dia 28.

O posicionamento, porém, ainda não é a garantia de realização. A incerteza se mantém porque a última decisão judicial a respeito, tomada há menos de um mês pela Justiça Federal, determinou a suspensão do contrato da ECT com a organizadora do concurso, a Fundação Cesgranrio. O titular da 5ª Vara Federal de Brasília, Paulo Ricardo de Souza Cruz, concedeu liminar, atendendo a um pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF), que questionou a contratação da banca com dispensa de licitação, alegando haver indícios de conduta irregular por parte dos Correios.

As suspeitas são de favorecimento, pois não teria havido “tratamento igualitário” a todas as entidades previamente selecionadas como potenciais executoras do concurso. Desde então, os Correios vêm recorrendo da liminar e não informaram sobre qualquer possível adiamento. “Até o momento está mantida a data de 28 de novembro, pois não nos chegou nenhum comunicado oficial sobre mudanças”, confirmou o assessor de Comunicação da ECT/RN, João Vianey.

Porém, o Ministério Público Federal não dá mostras de que pretenda abrir brechas à realização do processo seletivo e até mesmo já recomendou a anulação do concurso, com a devolução das taxas de inscrição aos 1.064.209 candidatos. O objetivo do MPF seria obrigar os Correios a redefinir as vagas anteriormente previstas no edital e a abrir uma nova concorrência para a escolha da organizadora. O concurso lançado em 2009 e ainda sub judice prevê 6.565 vagas em todo o Brasil, sendo 5.344 de carteiros, 521 de atendentes, 200 de operadores de triagem e transbordo e 500 analistas de nível superior.

Caso o concurso seja confirmado e mantido, as provas serão realizadas simultaneamente em mais de 500 cidades. A data de 28 de novembro não é a primeira marcada para as provas. Inicialmente, o processo seletivo, que enfrentou demoras na escolha da banca, seria em 19 de setembro, mas foi adiado devido às eleições e a problemas de logística e segurança. Enquanto o concurso não tem resultado final, os Correios devem contratar 4 mil funcionários provisórios para o final deste ano

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário