O Rio Grande do Norte é o segundo estado do Nordeste com maior número de votos nulos e brancos para presidente da República. No total, 12,91% do eleitorado potiguar não quis escolher um representante para o país.O grande número de abstenções nos estados nordestinos também deve fazer diferença na reta final dessas eleições.
Se quiserem vencer a corrida para conquistar a cadeira da presidência, no próximo dia 31 de outubro, os dois candidatos ao cargo, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) precisam correr atrás dos votos de milhões de eleitores da maior região brasileira que, no primeiro turno, foram às urnas - outros nem chegaram a ir -, mas não votaram para presidente.
A Justiça Eleitoral já manifestou preocupação sobre o risco dos eleitores não comparecerem às urnas, no próximo dia 31 de outubro, tendo em vista a proximidade com o feriado do dia 2 de novembro, quando muitas pessoas viajam.
O levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que o total de abstenções na região totaliza 20,43% e o número de votos nulos e brancos, nos nove estados, somam 11,19%.
Comparando com resultado das eleições de 2006, o Nordeste registrou um aumento no percentual de eleitores que se negaram a escolher um candidato.
Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco estão entre os estados que apresentaram os maiores índices de votos nulos e brancos para presidente. O primeiro foi o campeão de rejeições, registrando 13,18% de nulos e brancos. No Rio Grande do Norte, o segundo na lista no Nordeste, 12,91% dos eleitores optaram por anular e votar em branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário