Pesquisar este blog

sábado, 23 de outubro de 2010

Vice-governador eleito vai a São Paulo tratar da saúde

O deputado estadual Robinson Faria, vice-governador eleito na chapa encabeçada por Rosalba Ciarlini, vai a São Paulo ainda nesta quinta-feira para fazer um check up de saúde. A confirmação foi dada pelo próprio Robinson, pelo Twitter.

O presidente da Assembleia Legislativa postou no microblog às 13h20: "Respondendo alguns twitters que me perguntaram sobre minha saúde, quero dizer estou indo daqui a pouco, à SP fazer um check up".

Em seguida, ele explicou o motivo da viagem: "Essa necessidade surgiu após algumas dores que senti e um provável diagnóstico de diverticulite que me foi repassado".

O que é diverticulite?

Segundo o Wikipédia, Diverticulite é uma inflamação dos divertículos presentes no intestino grosso. 95% dos diverticulos encontram-se no cólon sigmoide.

"Os divertículos são saculações que surgem na parede do intestino grosso no decorrer da vida, devido principalmente a pressão exercida pelo conteúdo intestinal contra esta parede. Quando há a obstrução de algum divertículo por fezes ou alimentos não digeridos, inicia-se um processo inflamatório no divertículo, que em seguida evolui para um processo infeccioso, o que se denomina diverticulite.

O quadro clínico se caracteriza por dor abdominal, alteração do hábito intestinal e febre. Nos quadros mais severos pode ocorrer a obstrução intestinal ou até mesmo a perfuração do divertículo. Os casos mais brandos podem ser tratados de forma clínica, ou seja, com antibióticos, orientação alimentar e analgésicos. Nos casos mais severos, o tratamento cirúrgico pode ser a melhor opção.

Outra complicação bastante frequente é a hemorragia intestinal provocada por um divertículo sangrante. Esses casos são em sua maioria autolimitados, alguns requerem tratamento com vasopressores esplâncnicos e os mais severos podem ir à cirurgia. Recomenda-se localizar o ponto exato do sangramento antes de submeter o paciente ao procedimento cirúrgico. Isso pode ser feito por meio de arteriografia seletiva dos vasos mesentéricos ou por cintilografia com hemácias marcadas (mais sensível)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário