Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Argentina presta as últimas homenagens ao ex-presidente Néstor Kirchner


BUENOS AIRES - O corpo do ex-presidente argentino Néstor Kirchner está sendo velado nesta quinta-feira na Casa Rosada, sede do governo do país. O local atrai uma multidão. Os presidentes de Bolívia, Evo Morales, e Equador, Rafael Correa, já chegaram a Buenos Aires para a despedida. Luiz Inácio Lula da Silva é aguardado ainda hoje na capital argentina . O corpo de Kirchner, que morreu na quarta , chegou ao Aeroparque à 1h50m local (2h50m no horário de Brasília) em um avião no qual viajou também a presidente Cristina Kirchner e o filho mais velho do casal, Máximo. Ainda de madrugada, Plaza de Mayo já estava tomada por argentinos que mantiveram uma vigília em homenagem a Kirchner ao longo de toda a madrugada.

O velório do ex-presidente começou às 10h (11h de Brasília) no Salão dos Patriotas Latino-Americanos, e vai até sábado, quando o corpo será levado para Rio Gallegos, cidade natal de Kirchner, onde será realizado o enterro.
Milhares de pessoas se concentram em frente à sede do governo com cartazes, flores, bandeiras e fotografias em homenagem a Kirchner. "Néstor, tua luz brilhará para sempre" e "Força Cristina" são algumas das mensagens.
Família esperou filha mais nova

Os restos mortais foram transportados da cidade de El Calafate, na Patagônia. Antes a família realizou uma cerimônia íntima, para a qual se esperou a chegada de Florencia, a filha caçula.

A jovem, de 19 anos, viajou de Nova York, cidade em que estuda cinema. Ao chegar foi imediatamente para a residência "Los Sauces", propriedade de sua família.

A família decidiu retardar a transferência do corpo para Buenos Aires à espera da chegada de Florencia e assim permitir que ela pudesse se despedir do pai na intimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário