Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Secretaria Municipal de Saúde do município de Coronel João Pessoa realiza evento pelo Dia Mundial contra o Tabagismo


Diversos profissionais da saúde se reuniram com a comunidade no último dia 31 de agosto, na Câmara Municipal de Coronel João Pessoa para fazer alguns esclarecimentos e conscientizar a população sobre o risco do fumo e a importância do combate ao Tabagismo.



O evento aconteceu em homenagem ao Dia Mundial do Combate ao Tabagismo celebrado dia 29 de Agosto. Diversos temas foram abordados através de palestras em que profissionais da saúde que trabalham no município explanaram os prejuízos causados pelo vício aos seus pacientes e como a participação da sociedade e das famílias nesta luta é importante.



Temas como expectativa de vida dos fumantes e dos não fumantes, fatores de risco, estimativas e dados reais foram apresentados, além de assuntos como câncer bucal, prejuízos a voz, cânceres de cabeça e pescoço e problemas de fala e deglutição ocasionadas pelo fumo constante foram tratados por profissionais da área numa abordagem bastante esclarecedora.



Questionamentos sobre a necessidade de fumar e diversas questões individuais e coletivas também estiveram em pauta, com ênfase ainda para as mulheres fumantes, os fumantes passivos e a necessidade da consciência da doença e os primeiros passos para o tratamento.



Acompanhando a Secretária Municipal de Saúde Liduína Silva que foi a moderadora das palestras esteve presente também a equipe de enfermeiras representada pela Profissional Enfermeira Eugênia que iniciou o ciclo de palestras e em seguida a Odontóloga Ênia Reis, a Fonoaudiologa Najara Batalha e a Psicóloga Erika França.



Liduína Silva complementou que nos próximos dias será realizada uma programação sobre o mesmo tema em Escolas Municipais e será organizado um cronograma para a zona rural do município. Aguarde programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário