Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Professores da Rede Estadual entram em greve e mais de 300 mil alunos ficam sem aulas

Os alunos da rede estadual de ensino começaram a semana sem poder ir para escola. Isso porque os professores e servidores da educação deflagraram greve a partir desta segunda-feira (2). A paralisação atinge 739 escolas em todo o Rio Grande do Norte, deixando mais de 300 mil estudantes sem aula. “Infelizmente, a reivindicação continua sendo as condições de trabalho e salário dos profissionais. É uma coisa que vem acontecendo ano após ano. O poder público ainda não percebeu que para o país avançar é preciso educação de qualidade”, declarou Fátima Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN).

Ela explica que desde o início do governo Rosalba Ciarlini a categoria vem tentando negociar, mas sem respostas. “O que mais gerou a rapidez da deflagração da greve foi o pedido da governadora de um prazo de mais de 120 dias para discutir. Já se passaram 120 dias e eles no fizeram nenhuma proposta e ainda pediram esse prazo. Esse foi o ponto chave para que a categoria pedisse a greve”, revela.

Ainda de acordo com Fátima Cardoso, várias reuniões foram realizadas com o chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, e com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho. “Colocamos para o Gabinete Civil e para a Educação que não aguentamos mais esses dados que colocam o RN entre os piores estados na educação. Nós não temos um plano estadual da educação e péssimas condições nas escolas”, lembra.

Fátima Cardoso informou que hoje, a partir das 9h, a categoria vai ser reunir em frente à Governadoria para apresentar um ofício pedindo solução imediata para o impasse na educação. “A gente tem que considerar que só vamos conseguir avançar se tiver uma mesa de diálogo. Se for pra receber e não tiver resposta, a categoria passa a sentir um descrédito”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário