Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vox Populi: 80% dos brasileiros acham que o país está no caminho certo

Oitenta e um por cento dos brasileiros acham que o país caminha hoje na direção certa. Somente oito por cento dizem o inverso. No Nordeste, o índice de aprovação é ainda mais expressivo: 88%.

É o que mostra pesquisa Vox Populi divulgada na quinta-feira, 2 de novembro. Para a maior parte dos 2.200 entrevistados em 161 municípios entre os dias 19 e 23 de novembro, a presidenta eleita Dilma Rousseff terá condições de manter as conquistas do atual governo.

Além disso, ela disporá ainda de um quadro econômico favorável e será capaz de dar ao Brasil uma projeção internacional maior do que a dos últimos oito ano. Mas os entrevistados associam essa expectativa à influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima gestão. Cinquenta e sete por cento entendem que o atual mandatário terá forte influência sobre a administração que assumirá no dia 1º. de janeiro de 2011. Para outros 38%, Lula apenas apoiará Dilma caso ela necessite.

Otimismo do Nordeste

Porém, para a maioria, mesmo sem liderança de Lula, o Brasil vai continuar aumentando sua importância no cenário internacional. É o que afirmam 61% das pessoas, ao passo que 28% não acreditam nessa evolução. Neste item, novamente é o Nordeste que concentra a maior parte dos eleitores otimistas (67%).
A presença do PMDB no governo federal como aliado do PT é percebida positivamente para 43% dos entrevistados. Outros 25% acham que ela é “regular”, enquanto apenas nove por cento avaliam a parceria como negativa.

Capacidade de comando

Ao analisarem a figura de Dilma, os entrevistados atribuíram à futura presidente algumas qualidades, entre elas: liderança e capacidade de comando (mencionada por 67% dos participantes), preparo para administrar o país (65%), preocupação com os pobres (65%), melhores propostas (67%) e sinceridade (59%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário