Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lula elogia Dilma e diz que presidente eleita sofreu preconceitos durante campanha

BRASÍLIA - Em discurso durante a formatura de novos diplomatas, nesta sexta-feira, no Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um retrospectiva das realizações de seu governo, elogiou o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, e citou a presidente eleita, Dilma Rousseff, ao dizer que ela sofreu preconceito. Para Lula, os novos diplomatas vão representar um país que tem a riqueza do pré-sal, que será uma das maiores economias do mundo e que, depois de um metalúrgico na Presidência, terá uma mulher.
¨Não teve ninguém mais atacada, do ponto de vista do preconceito, do que ela¨
- Vocês agora vão representar um país que, depois de um metalúrgico, vai ter a primeira mulher presidente da República e não uma mulher qualquer. Uma mulher que esteve condenada a um sacrifício e à tortura porque quando tinha 20 anos ela ousou colocar a manga de fora e lutar por liberdade democrática neste país quando muita gente foi sacrificada - afirmou, observando que a geração de 1968 que, em sua concepção, havia perdido a esperança, agora chega ao poder, pela via democrática, com a eleição de Dilma.

- Não teve ninguém mais atacada, do ponto de vista do preconceito, do que ela. Essa mulher, dia 1º de janeiro, tomará posse como presidente da República. É um fato extraordinário - completou.

Ao falar do que considera o novo papel que o Brasil tem desempenhado no mundo, Lula foi elogioso a ele mesmo e à presidente eleita.

- Antigamente, um embaixador brasileiro para ir a um coquetelzinho tinha que pedir um convite. Hoje ele é chamado. E todo mundo quer saber: O que é esse tal de pré-sal? O que é esse tal de Lula, que tem 84% de aprovação no final do mandato? O que é essa tal da Dilma, que ninguém conhecia ela, nunca fez política, nunca pertenceu a partido, como esse cara vai indicar essa mulher? - discursou.

Sem citar nomes, o presidente criticou ex-embaixadores que escrevem artigos questionando o rumo de sua política externa.

- Sei que temos oposição. Nem todo mundo gosta da mesma coisa. Vejo muita gente falar mal do Itamaraty, escrevendo, sobretudo quando se aposenta. Vejo as críticas que a gente recebe. Fico feliz porque as críticas querecebemos não são por nossos defeitos, mas por nossas virtudes - defendeu Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário