Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Lula defende reajuste salarial para nova presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira um reajuste do salário da presidente eleita Dilma Rousseff. Pela Constituição, o Congresso deve arbitrar, no fim de uma legislatura - como a que está acabando neste ano - os vencimentos do presidente da República e dos próprios parlamentares. Para Lula, é justo que a futura presidente receba mais. Atualmente o salário do presidente da República é de R$ 11.420,21.
- Não há nenhuma novidade que ao final de uma legislatura eles aprovem o salário para a próxima legislatura. Isso é da Constituição. Somente no meu mandato é que fizeram uma sacanagem comigo em 2002 - aprovaram só para a Câmara e para o Senado e não aprovaram para o presidente da República. E eu não reclamei- lastimou, lembrando que no início de 2003 o então presidente do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS) o procurou para dizer que haveria uma brecha na lei que possibilitaria o reajuste. Lula não quis.
"É muito justo e necessário porque se não fizer agora, não faz mais"
- Eu acho que o Congresso tem de aprovar o salário para a próxima legislatura e, consequentemente, o salário do Executivo. É o mínimo que espero que eles façam, com a coragem de, publicamente, dizer quanto vale o salário do deputado, do senador e do presidente da República - disse.
- É muito justo e necessário porque se não fizer agora, não faz mais.

Lula também declarou que não vai deixar bombas fiscais para sua sucessora. Dilma está preocupada com reajustes e outros projetos que tramitam no Congresso e que podem criar despesas. De acordo com o presidente, é comum ficar restos a pagar para outro ano de obras que estão sendo tocadas.

- A Dilma terá de minha parte toda facilidade que for necessária para que a gente possa construir o melhor orçamento possível para ela. A verdade é que temos compromissos em investimentos públicos que se deixarmos restos a pagar são restos a pagar de obras que estão em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário